15/06/2017 - Pedro Afonso sedia VI Conferência Municipal de Assistência Social

Foi realizada nesta quarta-feira, no auditório da Prefeitura de Pedro Afonso, a VI Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”, o encontro contou com a presença de 200 pessoas e teve como objetivo traçar metas, ações e propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social a ser discutido durante a XI Conferencia Estadual que será realizada entre os dias 18 e 19 de outubro na capital, Palmas.

Para a secretária de Trabalho e Assistência Social Luciane Fialho a conferência de assistência social é um dos principais espaços de diálogo e construção da política sócioassistencial.

“É o lugar onde a comunidade tem oportunidade de propor melhorias para as ações que já são desenvolvidas, bem como sugerir novas atividades de acordo com a realidade atual da população. O momento de levar as dificuldades enfrentados no dia a dia a nível estadual e nacional.  Portanto é importante a participação e envolvimento de todos para que possamos avançar na garantia dos direitos dos usuários”, frisou.

Propostos pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) 4 eixos foram analisados pelos participantes da conferência, sendo eles:

Eixo 01: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;

Eixo 02: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS;

Eixo 03: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;

Eixo 04: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.

A partir da discussão dos eixos foram propostas 10 ações e propostas a serem deliberada dentro dos municípios, seis a nível estadual e 4 indicações para serem implantadas em todo o território nacional.

Além das propostas foram efeitos pelos participantes os membros da delegação que irá representar o município de Pedro Afonso na conferência Estadual, ficando eleitas como delegadas representantes governamentais a diretora do Centro de Referência de Assistência Social, Luzenir Gomes Lima Guida e a servidora Maria Alice da Silva Santos. Já representando a sociedade civil organizada foram escolhidas a agente de Desenvolvimento da Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso (Coapa) Maria Silvana Ramos e a servidora pública Edivania Cristiane Honoro de Lima Lopes.

Maria Silvana destaca que o encontro foi muito produtivo e que é necessário que mais espaços como esses sejam criados para que a população possa participar. “No meu grupo de discussão por exemplo, as pessoas foram muito espontâneas e participaram mesmo. A comunidade, se sabedora de seus direitos tem muito a contribuir com os poderes públicos. Gostei muito e parabenizo a Secretaria de Trabalho e Assistência Social pelo evento, pois foi perfeito e tenho certeza que atingiu os objetivos”, afirmou Silvana.

IMG_4207 IMG_4178 IMG_4209 IMG_4211 IMG_4169

Receba nossos informativos

Prefeitura Municipal de Pedro Afonso - Tocantins - Rua Getúlio Vargas, 400 - 77.710-000.

Atendimento: +55 63 (63) 3466-1220 | atendimento@pedroafonso.to.gov.br

Copyright® Prefeitura Municipal de Pedro Afonso - Todos os direitos reservados.