29/04/2015 - Mutirão de limpeza combate dengue e chikungunya

aedsCom a participação de cerca de 200 pessoas, um mutirão de limpeza contra a dengue e a chikungunya aconteceu na quinta-feira, 30, em Pedro Afonso. A ação contou com equipes que percorreram ruas e avenidas de toda área urbana da cidade recolhendo lixo, entulho e galhadas para reduzir a proliferação do Aedes aegypyti e eliminar criadouros do mosquito.

A concentração para o início das atividades ocorreu  às 6h30 em frente à Secretaria Municipal de Saúde, na rua Guimarães Natal, s/n°. A partir das 7 horas, o grupo dividido em equipes, lideradas por agentes de saúde ou de endemias partiram para começar o recolhimento dos materiais rejeitados, que serão transportados por caminhões para o aterro sanitário do município. Ao longo do dia, máquinas da Prefeitura também fizeram a limpeza pesada em áreas e vias públicas.

O projeto Mutirão Consciente em Combate à Dengue e à Febre Chikunguya é realizado anualmente em Pedro Afonso durante o período chuvoso. A ação tem a finalidade de mobilizar a comunidade sobre a importância da limpeza em quintais e terrenos baldios para a prevenção destas doenças. Além disso, sensibilizar gestores de empresas e outras instituições para colaborar com o projeto disponibilizando funcionários e equipamentos.

Segundo a enfermeira, Miriam Ribeiro, diretora de Desenvolvimento de Políticas de Saúde do município, é perceptível o efeito da ação em relação à diminuição dos casos de dengue em Pedro Afonso. “A última ação com este enfoque aconteceu em 2013 e no ano seguinte o número de casos da doença reduziram significativamente. No entanto, não ocorreu em 2014 e foi notável o aumento do número de mosquitos, seguido pela elevação da quantidade de notificações de dengue”, disse.

O projeto foi coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, Secretaria Municipal de Infraestrutura, com o apoio da Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), Bunge, Rodes, Esfotec, Barraria, Fazenda Brejinho, Tiro de Guerra 11-004 e Associação de Moradores da Portelinha.

Receba nossos informativos

Prefeitura Municipal de Pedro Afonso - Tocantins - Rua Getúlio Vargas, 400 - 77.710-000.

Atendimento: +55 63 (63) 3466-1220 | atendimento@pedroafonso.to.gov.br

Copyright® Prefeitura Municipal de Pedro Afonso - Todos os direitos reservados.