Assessoria de Comunicação de Pedro Afonso ganha destaque em evento da CNM

Mais uma vez Pedro Afonso, cidade localizada na região centro-norte do Tocantins, a 206 km da capital Palmas, teve suas ações destacadas no cenário estadual.  Desta vez, para além das áreas de saúde, educação, gestão e infraestrutura já referenciadas em pesquisas e estudos divulgados nacionalmente, a comunicação foi evidenciada como um dos modelos a serem seguidos por outros municípios de pequeno porte, durante a realização do Seminário de Qualificação com foco em Comunicação realizado por meio do programa CNM Qualifica. 

 

O evento, que reuniu assessores de comunicação, secretários e prefeitos, foi realizado no dia 18 de fevereiro e discutiu o papel da comunicação nas administrações municipais, os desafios da comunicação no último ano de gestão, além das boas práticas de comunicação e redes sociais. 

 

Durante o evento, que contou com troca de experiência entre os assessores e demais servidores que trabalham nos núcleos de comunicação municipais, Pedro Afonso foi um dos destaques, apresentando boas práticas que auxiliaram na construção de uma comunicação mais efetiva e que atenda as necessidades tanto da gestão como da comunidade. 

 

Com a missão de garantir máxima visibilidade às ações da Prefeitura de Pedro Afonso e ser um canal de diálogo entre a gestão e a comunidade, a assessoria de comunicação do município é coordenada pelo jornalista Henrique Lopes, que representou a gestão no evento, acompanhado do assistente administrativo e fotógrafo Alex Rodrigues. “Muitas das dificuldades da comunicação das pequenas cidades está na falta de importância que alguns gestores dão à sua imagem institucional. É necessário foco, planejamento e organização para que o município possa trabalhar com comunicação de forma estratégica, apresentando os resultados das ações da gestão de forma clara e transparente aos moradores”, frisa o jornalista ao dizer que boas práticas em comunicação fazem com que a comunidade ajude o município a se desenvolver. 

 

Já o fotógrafo Alex Rodrigues relata que a formação foi essencial para fortalecer as experiências de comunicação dentro das prefeituras.  “Podemos debater sobre a importância da comunicação no resgate do olhar da comunidade para a gestão. Visão essa necessária para que o cidadão possa compreender o serviço público e o seu espaço de colaboração para construção de municípios melhores”, completa. 

 

Para o assessor do município de Santa Maria do Tocantins, Adriano Silva Cavalcante, as experiências de Pedro Afonso têm sido olhadas com atenção por outros assessores e a participação do município no evento trouxe ideais essenciais a quem trabalha na área. “A participação foi ótima, a proposta de como fazer a comunicação do lado do prefeito e com os secretários, de forma planejada e ideal para que possamos implementá-la em nossas cidades”, destaca.  

 

Responsável pela formação, a consultora da CNM Sarah Buogo revela que a formação permitiu uma troca de experiências entre os municípios ao abordar, principalmente, os desafios enfrentados por cada um. “Destaco a participação da equipe da Ascom de Pedro Afonso, que estava presente no evento. Pude perceber que o trabalho deles é uma referência para outros municípios tocantinenses. A experiência relatada enriqueceu muito o debate”, ressalta a consultora.